Benefícios da couve para a saúde

Os benefícios da couve para a saúde são muitos, originária em aproximadamente 600 A.C, se espalhou pelo mundo e hoje pode ser encontrada em diversos tipos de pratos e sucos, muito utilizada no acompanhamento da feijoada, no caldo verde, em sopas, sucos detox, cozida ou cru.

A couve possui antioxidantes, ômega 3, vitaminas A, B, C, E, e K, e minerais, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e zinco.

Para aproveitar seus benefícios da melhor forma, escolha a couve bem verdinha e lisa, e na hora do preparo para preservar melhor seus nutrientes, procure consumi-la crua, temperando do seu gosto, pode -se adicionar um fio de azeite, limão e uma pitada de sal, na preparação cozida, procure cozinhar por pouco tempo, com o mínimo de água possível, para garantir sua textura crocante e seus nutrientes.

A couve possui poucas calorias, por essa razão, é utilizada em dietas de emagrecimento, pois, acelera o metabolismo do corpo e aumenta a queima de carboidratos.

O suco detox da couve é muito utilizado como desintoxicante, pois a couve tem ação de limpar o organismo de substâncias tóxicas e desintoxicar, combater ressacas e inchaço.

Por ser rica em glicosinolatos, (fitoquímicos naturais), realizam importantes funções no organismo, como a ação anticancerígena e a desintoxicação.

É rica em fibras, o que ajuda na saciedade prolongada e no funcionamento do trânsito intestinal.

As substâncias sulfurosas contidas na couve contribuem para o reequilibro da flora bacteriana intestinal em caso de afecções intestinais, nesse caso é recomendado o suco da couve.

Tem capacidade cicatrizante contra úlceras e gastrites, graças a sua ação inflamatória e antibiótica.

A couve possui mais cálcio do que o leite, fortalecendo ossos e dentes, a dupla magnésio e cálcio da couve tem as proporções ideias para exercerem importantes funções no organismo, como na formação da massa óssea, controlar a pressão arterial e regular a ação de hormônios.

A couve constitui um alimento fundamental para quem sofre de osteoporose e descalcificação.

Por ser rica em potássio e pobre em sódio, a couve é um alimento apropriado para hipertensos, doentes do coração, e quem sofre de arteriosclerose ( endurecimento  e estreitamento das artérias) tendo um suave efeito diurético, suas vitaminas contribuem para a regeneração das paredes arteriais.

Por ser rica em ácido fólico, ajuda no desenvolvimento da medula dos bebês na gestação, vitamina essencial para grávidas.

Por conter vitamina C, fortalece o sistema imunológico afastando doenças e aumenta a absorção de ferro pelo organismo, prevenindo  a anemia.

Receitas de suco de couve para a saúde:

Receita de suco de couve com melancia:

  • 2 folhas de couve picadas
  • 2 fatias de melancia

Bata tudo no liquidificador e tome sem coar

Receita de suco de couve com uva:

  • 2 folhas de couve picadas
  • 1/2 copo (250ml) de suco de uva natural
  • 1/2 copo (250ml) de água

Receita de suco de couve com laranja:

  • 2 folhas de couve picadas
  • 1 copo (250ml) de suco natural de laranja
  • 1/2 cenoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *