Como preparar alimentos para congelar

Se você não tem muito tempo para preparar as refeições do dia, ou quer tempo mais livre durante a semana, mas não quer deixar de comer saudável, a solução é escolher um dia para preparar os alimentos que serão consumidos, você pode fazer várias marmitinhas para a semana e congelar no freezer, assim quando for comer é só colocar para descongelar, o ideal é colocar na geladeira um dia antes do descongelamento, depois é só aquecer na panela ou micro-ondas. Pode-se descongelar também em banho-maria.

Faça a lista dos alimentos que irá utilizar e os compre no supermercado ou feira livre, o bom da feira é que você consegue frutas, verduras e vegetais fresquinhos e ainda consegue um desconto se chegar no final da feira. Prefira os orgânicos se puder.

Faça a quantidade de comida exata que será consumida na semana, divida em várias marmitas variando as misturas, verduras e legumes para cada dia. Congele pequenas porções, pois uma vez descongelado o alimento deve ser consumido em até um dia não podendo ser congelado novamente.

Os temperos frescos como a salsinha, cebolinha, manjericão, podem ser congelados em forminhas de gelo com um pouco de azeite, quando for utilizar é só colocar na panela quente.

Deve ser utilizado marmitas plásticas próprias para congelar, e alguns alimentos perdem o sabor e textura, por isso, não podem ser congelados, é o caso da maionese, creme de leite, ovos cozidos, macarrão sem molho, tomate, pepino, rabanete e a batata.

As saladas podem ficar na geladeira, assim como as marmitas que forem consumidas em até dois dias.

Se for congelar carnes cruas, elas podem ser separadas em pequenas porções (o que será utilizado no dia) e colocadas em saquinhos próprios para congelamento ou sacos a vácuo.

Evite colocar os alimentos ainda quentes no congelador e feche bem a embalagem ou marmita para evitar a entrada de ar.

Como Higienizar frutas, verduras e legumes:

Faça a higienização limpando bem, lave em agua corrente para tirar sujeiras ou larvas. depois coloque em uma bacia com agua, a cada litro de agua utilize 1 colher de sopa de agua sanitária, deixe por 10 minutos e depois lave novamente as verduras, frutas e legumes.

Obs: na embalagem da agua sanitária vem informando o modo de uso para cada fim.

Como fazer o branqueamento de legumes:

Branqueamento é um método de preparo para conservar a cor, sabor e textura dos legumes.

Corte os legumes como de costume, cozinhe por 2 ou 3 minutos em agua fervente, e logo em seguida coloque-os em agua gelada para um choque térmico e depois retire e seque e estará pronto para congelar.

Quando retirados do freezer os legumes vão direto para a panela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *