Como ter uma alimentação saudável

Muitos acham difícil manter uma alimentação saudável, pois se acomodam nos seus hábitos e manias, principalmente quem vive na correria do dia a dia e não tem tempo para preparar uma refeição mais saudável, mas não é tão difícil assim como se pensa, basta fazer um planejamento, pode-se começar fazendo um cardápio da semana, listando coisas saudáveis que se identifica e gosta, e depois compre somente o que irá consumir para evitar o desperdício.

Para manter a alimentação saudável, evite industrializados, fast food, bolachas e doces em geral, prefira deixar para o final de semana.
Cuidado com exageros nas comidas gordurosas e cheias de açúcar, pois o açúcar é um tipo de vicio, que em excesso traz várias consequências à saúde.

O que é alimentação saudável:

Alimentação saudável é quando se consome todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Para nosso organismo trabalhar bem e manter a saúde em dia, é importante consumir alimentos variados, quanto mais coloridos e variados melhor, o importante é consumir todos os grupos de nutrientes necessários, pois cada grupo possui um nutriente diferente, e são divididos em 6 partes:

Carboidratos, verduras e legumes, frutas, carnes, ovos e grãos, laticínios (leite e derivados), lipídeos (óleos, gorduras, e açucares).
Prefira alimentos naturais e orgânicos.

A quantidade de calorias varia para cada pessoa, devendo ser orientada por um nutricionista.

Segue abaixo um modelo de pirâmide alimentar, os alimentos da parte de baixo devem ser consumidos em maior quantidade e os alimentos do topo em menor quantidade.

Pirâmide alimentar:

Segue algumas dicas para ter uma alimentação saudável:

⦁ Coma de três em três horas ( Assim não terá risco de exagerar na próxima refeição, quando demoramos para se alimentar, a tendência a exagerar é certa. Comendo de três em três horas, o metabolismo trabalha mais rápido e consequentemente não acumula gordura.

⦁ Não consuma líquidos junto das principais refeições (almoço e jantar). Consuma 30 minutos antes ou 1 hora depois. ( O consumo de liquido junto a refeição atrapalha a digestão, pode ocasionar gases, flatulência, estômago dilatado, além da deficiência na absorção de nutrientes.

⦁ Evite frituras, Prefira os assados, cozidos ou grelhados ( As frituras possuem gorduras saturadas que em excesso faz mal, e os óleos das frituras reutilizados se transformam em gordura trans).

⦁ Evite embutidos ( linguiça, salsicha, mortadela, salame, hambúrguer industrializados) e queijos amarelos  ( mussarela, prato, parmesão e provolone) pois são ricos em sódio e gordura e muito calóricos

⦁ Evite refrigerantes, doces, salgadinhos e bolachas recheadas.

⦁ Não exagere no sal

⦁ Beba água durante o dia

⦁ Pratique alguma atividade física que lhe proporcione bem estar

⦁ Consuma de três a cinco frutas por dia

⦁ Mastigue bem os alimentos

⦁ Consuma peixe umas duas vezes na semana

⦁ Consuma vegetais e legumes

⦁ Prefira os cereais integrais ( Possuem fibras que ajudam na saciedade por mais tempo, melhoram o trânsito intestinal ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *