Dieta Low Carb e Exercício Físico

Dieta Low Carb e Exercício Físico

Dieta Low Carb e Exercício Físico – Se você acha que os carboidratos são necessários para o exercício físico, é hora de pensar novamente. Uma dieta baixa em carboidratos é perfeitamente compatível com o exercício e combinar os dois pode trazer benefícios significativos.

De fato, vários atletas citaram que a ingestão de carboidratos é baixa, sendo benéfica para seu treinamento e desempenho.

Neste artigo, vamos olhar para algumas das pesquisas em dietas de baixo carboidrato e exercício, bem como as precauções para estar ciente se você estiver tomando medicamentos que podem levar a níveis baixos de açúcar no sangue.

Carboidrato não é necessário para o exercício

Costumava ser amplamente pensado que o carboidrato era necessário para o exercício. No entanto, a pesquisa forneceu uma prova clara de que as dietas de baixo carboidrato e muito baixo carboidrato não são uma barreira para o exercício.

Um dos muitos exemplos é um estudo de pesquisa de 2015 que essencialmente colocou duas equipes de corredores experientes de resistência umas contra as outras. 10 deles comeram uma dieta na qual os carboidratos responderam por 60% de suas calorias. A outra equipe de 10 comeu uma dieta muito baixa em carboidratos em que apenas 10% das calorias vieram de carboidratos.

Os corredores foram instruídos a correr por 3 horas e sua capacidade de queimar gordura foi monitorada. Os resultados mostraram que, além de os corredores em uma dieta muito baixa em carboidratos poderem correr perfeitamente por três horas seguidas, eles também queimaram mais gordura corporal do que a equipe high-carb.

Como o corpo se adapta a baixos níveis de carboidratos e exercícios, o corpo humano pode lidar com o exercício sem carboidrato de várias maneiras.

Em primeiro lugar, há o açúcar que armazenamos em nossos músculos como glicogênio . Não importa se você está com uma dieta baixa em carboidratos ou com alto teor de carboidratos, de qualquer forma, seu corpo manterá um suprimento abundante de açúcar armazenado (glicogênio) que estará disponível para uso durante o exercício.

Em segundo lugar, como vimos acima, o corpo também pode queimar gordura corporal para energia durante o exercício.

Atletas famosos que usaram dietas de baixo carboidrato

As vantagens das dietas de baixo carboidrato não passaram despercebidas pelos atletas profissionais no topo de seus esportes.

Um exemplo notável é Chris Froome, que revisou sua dieta para reduzir sua ingestão de carboidratos e substituí-la por mais gordura e proteína. A mudança na dieta permitiu a Chris manter um peso corporal baixo, mas musculoso, e ajudou-o a ganhar três títulos da Tour de France.

Precauções

É importante observar que, se você estiver tomando medicamentos que podem causar hipoglicemia (como insulina, sulfoniluréias e glinidas), é importante tomar precauções para evitar a ocorrência de hipoglicemia.

Isso pode incluir a redução da dose desses medicamentos antes de exercícios prolongados ou intensivos.

Se você estiver fazendo uso de algum desses medicamentos e não estiver acostumado a fazer exercícios com uma dieta pobre em carboidratos, é importante discutir quais precauções devem ser tomadas com seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *