Óleo de coco extra virgem para a saúde

Uma das razões pela qual o óleo de coco extra virgem é benéfico para a saúde é que possui umas das maiores fontes de ácido graxo denominado ácido láurico.

Ácido láurico é um triglicerídeo saturado de cadeia média, é considerado saudável porque é absorvido e metabolizado pelo corpo facilmente, pois é rapidamente convertido em energia ao invés de ser armazenado como gordura, dessa forma, fornece energia imediata, além dos seus inúmeros benefícios para a saúde.

óleo de coco é rico em gorduras saturadas saudáveis, a indicação do seu consumo é de 15 a 30 gramas por dia.

Pesquisas feitas recentemente revelam que as gorduras saturadas não são as vilãs e não causam o entupimento das artérias, nosso organismo necessita das gorduras saturadas em quantidades adequadas para seu bom funcionamento, entretanto não deve ser consumido em excesso, pois o óleo de coco possui muitas calorias, assim como todas as gorduras.

Para adquirir os benefícios do óleo de coco, assim como, seus nutrientes, a preservação da cor e sabor, o importante é utilizar o óleo de coco extra virgem e prensado a frio, de preferência, orgânico. Outros tipos de óleo como o refinado, não trazem benefícios à saúde, pois na sua extração ele passa por um processo de refinação onde perde a maioria de seus nutrientes, e pode conter substâncias químicas em sua composição.

óleo de coco é a melhor opção para cozinhar, isso porque sua gordura saturada não oxida e não sofre alterações quando levada a altas temperaturas, diferentemente dos óleos vegetais como o de soja, girassol e canola que viram gordura trans quando submetidos ao calor e causam danos à saúde.

São inúmeras as opções para utilizar o óleo de coco em suas receitas, pode ser utilizado para grelhar e cozinhar carnes, aves e peixes, na preparação da salada, acrescenta-lo no café, suco, chás, vitaminas e por ai vai.

Os benefícios do óleo de coco para a saúde foram comprovados e testados cientificamente:

Possui ação antioxidante e vitaminas (A, D, E, e K).

Protege o organismo contra vírus, bactérias e fungos e tem o poder de matar esses micro-organismos.

Sua ação antibactericida previne doenças da gengiva, o bochecho com o óleo de coco limpa e remove as bactérias da boca.

As gorduras saturadas do óleo de coco aumentam o colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol total e ruim (LDL).

As gorduras presentes no óleo de coco são compostas por triglicerídeos de cadeia média, essas gorduras ajudam o organismo a aumentar seu gasto calórico e queimar as gorduras do corpo, dessa forma auxilia com a perda de peso a longo prazo, mas para isso, deve-se consumir o óleo de coco diariamente em quantidades de 15 a 30 gramas, aliados a uma dieta balanceada e atividade física.

Ajuda na redução do apetite.

Ajuda na diminuição da gordura abdominal quando consumido até 30 gramas diariamente.

Tem ação anti inflamatória, consumir o óleo de coco ajuda a reduzir processos de inflamação e artrite.

As gorduras do óleo de coco previnem e melhoram o diabetes tipo 2, isso porque as gorduras do óleo de coco (TCM) são absorvidas diretamente pelas células do corpo, o que exige menos produção de enzimas pelo pâncreas, dessa forma o pâncreas trabalha com mais eficiência e protege o organismo contra a resistência à insulina.

Melhora a função do cérebro de pacientes com Alzheimer, sendo um aliado no tratamento da doença.

Melhora a memória e as funções do cérebro.

Estudos comprovaram que o óleo de coco previne osteoporose e mantém a estrutura óssea, além de reduzir a perda óssea de quem sofre de osteoporose.

Equilibra os hormônios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *