Os benefícios das cores dos alimentos

Todo mundo já sabe que uma refeição colorida e variada possui vários nutrientes diferentes e promovem a saúde e bem estar, mas você sabe os benefícios das cores dos alimentos?

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, atuam no sistema imunológico, prevenindo o organismo contra doenças infecciosas, cada cor tem seus benefícios e nutrientes específicos.

Veja a seguir os benefícios das 7 cores presentes nos alimentos:

Branco: O pigmento chamado flavina é responsável pela cor desses alimentos. Ricos em minerais, fonte de cálcio,  fósforo, potássio e vitamina B6. Atuam na manutenção dos ossos e dentes, elasticidade dos músculos, favorece a respiração das células, ajuda no metabolismo das proteínas, reduz o estresse e cansaço.

Exemplos: Alho, palmito, cebola, leite, couve-flor, batata, arroz, banana.

Vermelho: Ricos em licopeno, possui vitaminas do complexo B, e vitaminas A e C. O antioxidante licopeno atua combatendo os radicais livres, protegendo o coração e o envelhecimento, fortalece olhos e pele, além de ser preventivo contra alguns tipos de câncer, como exemplo o de próstata.

Exemplos: Tomate, pimentão, morango, maçã, melancia, caqui.

Verde: A clorofila é responsável pela coloração verde dos alimentos. Rico em ácido fólico e magnésio, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, aumenta a oxigenação das células e potencializa a vitamina C, ajuda a repor as energias, protegem coração, cabelo e pele, são desintoxicantes e melhoram o transito intestinal.

Exemplos: alface, rúcula, ervilha, espinafre, brócolis, couve, abacate, kiwi.

Roxo: Rico em ácido elágico, evita o envelhecimento precoce e diminui os riscos de células cancerígenas, contribue para o sistema nervoso, os músculos, o coração, e previne doenças nas articulações.

Exemplos: Repolho roxo, beterraba, berinjela, mirtilo, cacau, uva roxa, ameixa.

Amarelo e laranja: Os pigmentos que dão cor a esses alimentos são os carotenoides, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, fortalece a pele, cabelos, tem importante papel na saúde da visão, reduz o risco de doenças cardíacas e câncer

Exemplos: manga, cenoura, mandioquinha, laranja, pimentão amarelo, mamão, damasco.

Marrom: Fonte de selênio, vitamina E e antioxidante, são ricos em fibras, tem função vasodilatadora e anticoagulante, além de auxiliar no combate a fadiga, melhoram a função intestinal e ajudam no combate à ansiedade.

Exemplos: sementes de girassol, cereais integrais, oleaginosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *