Ovo faz bem à saúde?

O ovo muito temido por algumas pessoas por ser rico em colesterol, ao contrário do que muitos pensam, faz bem à saúde, além de ser considerado um alimento super completo e nutritivo.

Para garantir seus benefícios o ovo deve ser consumido por inteiro, a clara e a gema, e a melhor forma de consumi-lo é na forma cozida para que não se perca os nutrientes, a forma poché e omelete também vale, lembrando que deve ser utilizado pouco óleo. A forma frita deixa de ser saudável, pois quando se frita além de tornar o alimento gorduroso perde-se alguns nutrientes.

O ovo é uma boa fonte de proteína e possui  20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas, ácidos graxos saturados e insaturados, carotenoides, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, magnésio e selênio, dentre esses nutrientes destacamos a colina, uma vitamina do complexo B que auxilia no bom funcionamento do cérebro, na memória e na formação de novas células do cérebro.

Conheça mais benefícios do ovo:

  • Possui poucas calorias e favorece a sensação de saciedade, sendo um aliado em dietas de emagrecimento
  • Bom para a visão
  • Combate a anemia
  • Aumenta a massa muscular por ser fonte de proteína (albumina)
  • Auxilia na saúde dos ossos
  • Previne o envelhecimento precoce por conter antioxidantes
  • Melhora o humor por conter triptofano, um aminoácido que está associado na melhora do humor
  • Auxilia na memória e no funcionamento do cérebro

A clara do ovo é rica em proteína, já a gema contém vitaminas, minerais, ômega 3, colina, ácido fólico, e gordura monoinsaturada (gordura boa).

Para pessoas saudáveis o ovo pode ser consumido todos os dias, porém para algumas pessoas a quantidade de ovos é restrita, por ser rico em colesterol.

O ovo possui 200 mg de colesterol, mas para quem pensa que colesterol é ruim esta enganado, o colesterol é importante para as funções do organismo e faz parte de uma alimentação saudável, entretanto seu excesso é que se torna prejudicial, principalmente para quem já possui níveis de colesterol elevados no sangue. Segundo alguns estudos o ovo não aumenta o colesterol no sangue de pessoas saudáveis, pelo contrário, ajuda no seu controle.

Para saber a quantidade de ovos a ser consumida na semana é importante consultar um nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *