Tamarindo, conheça os benefícios desta fruta

Tamarindo, conheça os benefícios desta fruta

Se você é um fã de comida asiática ou mexicana, provavelmente leu e até mesmo tentou algum prato feito com tamarindo.

Este alimento muito popular e popular da culinária oriental e latina é o fruto da árvore popularmente conhecida pelo mesmo nome, embora sua nomenclatura científica é a de Tamarindus indica .

É uma fruta muito comum na Índia, onde é usado para preparar inúmeros pratos, coquetéis, infusões ou consumidos diretamente, embora também seja muito popular em outras culturas culinárias.

Seja como for, sua origem não é encontrada neste país, como muitos acreditam, mas no continente africano, onde cresce selvagem em países como o Sudão, e em alguns do Oriente Próximo como Omã ou Iêmen.

Não existem dados científicos para apoiar esta teoria, mas ele acredita-se que provavelmente eram os árabes responsável pela introdução dessa fruta exótica na Península Ibérica na Idade Média e no século XV, os exploradores espanhóis e portugueses irão exportaram para outros países da Ásia e da América Latina.

Milhões de possibilidades

Tamarindo tem um sabor amargo que é muito popular no mundo da culinária. Quanto mais madura for a peça, mais doce ela será; pelo contrário, quanto mais verde é mais ácido.

Portanto, é comum encontrar receitas de tamarindo tanto doces como salgadas, embora em todas elas haja sempre um ligeiro ponto amargo.

Em arroz e massas, carne e peixe, sopas …

Acompanhando-os como um molho ou marinando os produtos, as possibilidades oferecidas no momento da cozedura são praticamente infinitas.

Mas o tamarindo pode ser comido in natura, removendo a polpa da vagem, os ossos – como os da azeitona – e os filamentos duros que eles apresentam, embora geralmente apareçam na forma de massa.

É cada vez mais comum encontrá-lo em grandes superfícies, embora seja muito simples prepará-lo em casa.

Faça seu próprio molho de tamarindo

Para preparar uma pasta ou molho de tamarindo, você precisará de aproximadamente meio quilo de polpa de tamarindo e um pouco de água são suficientes.

Para amolecer as vagens das frutas, recomenda-se mergulhá-las na água por pelo menos meia hora. Depois desse tempo, devemos simplesmente descascar, remover os filamentos e ossos e esmagá-los com a ajuda de um garfo.

Vamos gradualmente adicionar água morna à polpa até conseguirmos a textura desejada.

Se eles não estiverem maduros, cubra com água em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, mexendo até dissolver.

Se o sabor for muito amargo, pode ser reduzido adicionando um pouco de açúcar à mistura

Propriedades do tamarindo

Tamarindo tem um elevado teor de fibra e vitaminas A, C, E e B o número complexo . Além disso, é uma fonte de ferro, cálcio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio.

É um bom antioxidante, anti-inflamatório e anti-séptico. Também ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, colesterol e pressão arterial.

Por estas razões, nos países onde é cultivada é comum encontrar inúmeros remédios caseiros para aliviar sintomas ou prevenir doenças comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *